Você já ouviu falar de higiene do sono?
Se você sofre com insônia, ou está sentindo que suas noites estão inquietas, com você se mexendo muito ou acordando diversas vezes durante a noite, talvez seja legal experimentar a higiene do sono para te ajudar a “desligar”. A má qualidade do sono pode acarretar prejuízos à saúde e à qualidade de vida.
Somos influenciados por muitos fatores que interferem na qualidade do nosso sono e não é porque não sentimos necessidade de dormir, mas porque além dos fatores biológicos, psicológicos e socioculturais, ainda tem as pressões da vida contemporânea.
O sono é um estado fisiológico complexo, durante o qual ocorrem alterações dos processos fisiológicos e comportamentais.
O descanso durante o sono ajuda o organismo a se recuperar do cansaço físico, mantendo os músculos relaxados. Ajuda na produção do hormônio do crescimento na fase de desenvolvimento infantil. Promove a cicatrização e a reposição das células da pele. Acelera a produção de defesas contra infecções, melhorando seu sistema imunológico. Ajuda nos processos criativos da mente e no desfecho de situações diurnas que pareceu sem solução. Durante o sono, o cérebro interliga dados recentes da memória com outros guardados durante as experiências de vida, formando uma rede de informações, assim, pode ajudar trazer à consciência respostas aos problemas insolúveis.
O sono é um fator muito importante no equilíbrio emocional e no desenvolvimento cognitivo, memória e habilidade das funções executivas. A insuficiência do sono, está associada a fatores de risco como a aterosclerose, o descontrole da glicose e o aumento da pressão arterial.
O sono é um remédio natural, ele faz parte dos princípios de saúde. É recomendável que você tenha de 7 a 8 horas de sono por noite para que seja reparador em todas suas fases. Ele é importantíssimo para nós!
Você sabia de todos esses detalhes?
A higiene do sono é definida por atividades relaxantes que você faz perto da hora de dormir. Vamos conhecer algumas atividades para começar?
– Evite tomar bebidas com cafeína a partir das 18h;
– Uma hora antes de dormir, desligue todos os eletrônicos (isso vale para o celular). A luz brilhante da tela do celular suprime a produção de melatonina, modificando o ciclo circadiano que eleva os níveis de excitação mental e fisiológica;
– No período da noite, use lâmpadas amareladas;
– Tome um banho quentinho antes de ir para a cama;
– Pingue gotinhas de óleo essencial de lavanda nos seus lençóis e travesseiros;
– Faça um chá (sem cafeína, hein?) e leia um livro;
– Dez minutos de ioga restaurativa são uma ótima opção para relaxar o corpo.
Experimente incluir algumas dicas em sua rotina noturna!
Comece integrando um elemento por noite! Combinado?