Você já se perguntou por que toma certas decisões, mesmo quando elas parecem ilógicas?
A resposta pode estar no poder do inconsciente, uma vasta e complexa área da mente que armazena memórias, emoções e desejos ocultos. Todo esse processo molda suas decisões sem que você perceba
Mas, afinal, o que é inconsciente?

O inconsciente é como um iceberg: a ponta visível representa a consciência, enquanto a maior parte, submersa, é o inconsciente. Ele abriga experiências passadas, crenças internalizadas e impulsos instintivos que influenciam nosso comportamento sem que percebamos.
É uma espécie de arquivo onde estão guardadas toda nossa história e vivências. Por mais que não pareça, essas histórias têm impacto no nosso dia a dia.
Nosso inconsciente tem uma capacidade imensa de guardar dados. Desde nossa experiência enquanto fetos na barriga de nossas mães até o dia de ontem, tudo está arquivado e reflete em nossas ações.
Para Jacques Lacan, psicanalista francês, muitas das nossas decisões, gostos e até lapsos de linguagem são guiados pelo inconsciente. Aquilo que dizemos sem querer (o famoso “ato falho”) pode revelar desejos ou conflitos internos.
O inconsciente nas nossas escolhas.

Sentimentos como traumas, alegrias e medos armazenados no inconsciente podem moldar nossas reações e escolhas no presente. Por exemplo, uma experiência negativa na infância pode gerar aversão a certos lugares ou pessoas. Ou seja, internalizamos crenças e valores ao longo da vida, muitas vezes sem questioná-los. Esses valores podem influenciar nossas decisões sobre carreira, relacionamentos e estilo de vida.
Outro ponto importante são os desejos reprimidos e impulsos instintivos que podem emergir em momentos inesperados, levando a decisões impulsivas ou contraditórias.
Isso ocorre porque temos desejos reprimidos em nosso inconsciente que não satisfazemos por algum motivo. Então, em momentos de ‘explosão’, esses desejos podem vir à tona, muitas vezes de forma inadequada. O que é um problema.
Como lidar com essa questão?

Aconselha-se a buscar ajuda de um profissional, pois ele saberá guiar, por meio do diálogo, as melhores formas de você mesmo encontrar os pontos do seu inconsciente que estão mais te afetando.
Esse processo permitirá um autoconhecimento, e assim você identificará padrões e crenças que te limitam.
A partir daí, poderá fazer um manejo dessas questões, seja superando-as, aprendendo a lidar com elas, entre outras possibilidades que um profissional poderá lhe orientar.
Além disso, práticas como meditação e técnicas de relaxamento ajudam a focar a concentração em si, permitindo observar seus pensamentos e emoções.
Conclusão
O inconsciente pode ser um poderoso aliado ou um obstáculo invisível em nossas vidas.
Ao compreendê-lo e aprender a lidar com ele, podemos tomar decisões mais conscientes e alinhadas com nossos objetivos e necessidades.
Cuidado com a confusão: o inconsciente não é algo negativo. Ele faz parte da nossa natureza e age como mecanismo de defesa. Essas limitações são, na verdade, formas de proteção, mas que podem atrapalhar.
Busque ajuda se essas questões te afetam profundamente. Não existem pessoas sem questões para serem resolvidas. Todos nós temos traumas e precisamos de autoconhecimento para entender nossos pontos mal resolvidos e buscar uma vida mais plena e satisfatória.
Clique no botão abaixo e fale comigo.
Uma resposta
Very good https://is.gd/tpjNyL